sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Há 7 anos o MDT foi lançado em Brasília






23 de Setembro de 2003- Brasília- na Câmara Federal,
MDT e Frente Parlamentar do Transportes Público são criados para lutar pelo barateamento das tarifas e mais recursos para a mobilidade sustentável

Nascido do trabalho do GAT-Grupo de Ação Pró-Transporte , instituído em agosto de 2002 pela ABIFER, AEAMESP, ANTP, NTU, IE-SP,SIMEFRE, SASP, Seep, PNBE cuja principal vitória foi aprovaçãoda lei que destinava 75% da CIDE Combustível para o Fundo de Infraestrutura de Transporte, dos quais 25% para o Transportes Público. Infelizmente proposta vetada pelo Governo FHC com anuência da equipe de transição do Governo Lula. Os recursos da  CIDE termina destinada as rodovias federais.

2003 
A Prefeitura de São Paulo , procura a ANTP e o Fórum Nacional de Secretários de Transportes e Trânsito para criar uma pauta de diálogo com o Governo Federal no sentido de obter recursos para melhoria da qualidade do transportes público no país. Convidados os demais membros do GAT para participar dos trabalhos, foi incluída a pauta do barateamento das tarifas.

Primeiro esforço dessa articulação foi encontros com Ministro das Cidades e com a área de assuntos federativos da Casa Civil da Presidência da República; e no âmbito legislativo, com o líder do Governo no Senado e com o relator da Reforma Tributária. Em 10 de Junho de 2003, foi feita uma audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano e Interior da Câmara dos Deputados tendo como foco principal o financiamento do transporte público e o barateamento das tarifas como caminho para geração de empregos, desenvolvimento e inclusão social, com apoio dessa articulação politica.

Em Julho de 2003, resultado dessa articulação, toma forma o Manifesto e o Documento Base que logo passa a ser divulgado pelos meios de comunicação do setor. É nesse instante que se fixa o nome Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos- MDT.

Em 21 de Agosto de 2003 é feito o primeiro pré lançamento do MDT em Brasília no Seminário da NTU, com 400 participantes. Na ocasião,o Ministro das Cidades elogiou, o MDT e defendeu investimentos em transporte público e o barateamento das tarifas como instrumento de inclusão social.

No encerramento da 9a Semana de Tecnologia Metroferroviária, organizada pela AEAMESP no dia 5 de setembor , é feito o segundo Pré-Lançamento do MDT, agora em São Paulo, com autoridades do Governo nas esferas Estadual e Municipal.

Finalmente em Brasília , no dia 25 de setembro, a exatamente 7 anos, em ato na Camara Federal é lançado o MDT juntamente com a Frente Parlamentar do Transportes Públicos, que reuniu na ocasião 150 parlamentares da Câmara Federal e do Senado , de todos os partidos políticos. Após o ato 36 líderes do setor e parlamentares entregaram as propostas do MDT ao Vice Presidente da República. Na ocasião , o MDT recebeu o apoio unânime dos deputados estaduais de Minas Gerais e da Frente Nacional de Prefeitos.

Na solenidade de encerramento da 16a Semana de Tecnologia Metroferroviária o Coordenador do MDT, que representa a ANTP, Nazareno Stanislau Affonso faz um pronunciamento trazendo o balanço desses 7 anos de luta e que está sendo publicado em parte nesse blog e que na sua integralidade foi publicado no Informativo Movimentando numero 50 agora em setembro.




Nazareno Affonso  Coordenador do MDT


Um comentário:

  1. Precisamos de mais linhas de Metrô para todas cidades do D.F. e também para Entorno. Por que não? Os técnicos do Metrô e autoridades do GDF querem implantar VLT - Veículo Leve sobre Trilhos em detrimento do Metrô. Alegam que VLT possui custo mais baixo no investimento, mas abandonam a política de mais linhas para metrô que possui maiores vantagens sobre VLT, mais velocidade e mais carga de passageiros. VLT não preenche esses requisitos que a população das cidades satélites e do Entorno querem. A funçao do VLT é integração, ou seja, transporte de inter-bairros próximos, de vizinhança apenas, não para entre cidades com demanda maior. Em suma, a função do VLT é de integração apenas complemetando demais modalidades de transporte como Metrô por exemplo. A cidade de São Paulo possui um projeto de transporte público que envolve VLT (integração), Trens Regionais (para cidades próximas com velocidade de 120 a 160 km/h) e TAV (transporte de alta velocidade do Governo Federal). Parabéns São Paulo que entendem do assunto! Sou leigo no assunto, porém sou um cidadão que conhece muito bem as nossas dificuldades como passageiro cotidiano de transporte público de Brasília que lamenta há muitos anos ausência de uma política decente para transporte público para uma metrôpole moderna como a nossa. Brasília completou seus 50 Anos e as autoridades locais vêm com projetos polêmicos, de baixa velocidade e baixa capacidade de transporte de passageiros numa demanda cada vez mais crescente e congestionamente sistemático. Precisamos é mais linhas de metrô ou trens regionais modernos com mais velocidade para todas cidades do D.F. e Entorno. A parceria em andamento prometida do GDF com Goiás deveria enfocar um transporte público rápido, moderno e com maior carga de passageiros. VLT não pode substituir metrô que será um retrocesso nas expectativas da população das cidades do D.F. Repetindo demais cenas não tão antigas, O Entorno do D.F. amanheceu hoje, segunda-feira de 28 de março de 2001, com revolta popular na cidade de Nova Gama com ônibus incendiados da empresa Anapolina. As cenas de revolta se repetem e autoridades do GDF parecem estar perdidas.

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