quarta-feira, 23 de março de 2011

Reativação da ANTP - Regional Centro Oeste traz debate sobre mobilidade urbana em Goiânia


 A Associação Nacional de Transporte Público – ANTP – Regional Centro-Oeste, foi reativada na segunda-feira (21 de abril), ao longo do dia, houve uma série de debates acerca de questões que envolvem transporte público e deslocamento urbano.

A solenidade foi realizada na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Goiás – CREA-GO. O evento também empossou o novo coordenador, Antenor Pinheiro e promoveu debates sobre transporte público e mobilidade.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, representando diversos órgãos e setores da sociedade. Entre eles o presidente da ANTP nacional, Ailton Brasiliense, o presidente da AMT, Miguel Thiago, o presidente da CMTC, José Carlos Xavier, o deputado estadual Luis César Bueno (representando a Assembleia Legislativa) e o vereador Fábio Tokarski, pela Câmara dos Vereadores de Goiânia. Também estavam presentes o presidente do CREA-GO, Gerson de Almeida Taguatinga, bem como representantes do governo estadual.

A temática das intervenções foi a importância da ANTP para a elaborações de políticas públicas na área de mobilidade urbana. O presidente da AMT, Miguel Thiago, afirmou que a que a reativação da associação vem em um momento bastante oportuno, considerando os problemas de no trânsito da capital. Afirmou ainda que Goiânia possui mais de 1 milhão de carros e que já não há espaço físico para tantos veículos.

O vereador de Goiânia e presidente do PCdoB de Goiás, Fábio Tokarski afirmou que já é hora de se tomar ações concretas e de se criar políticas públicas de médio e longo prazo na área de transporte público. Sugeriu também que todos o projetos de lei elaborados pela Câmara Municipal seja apreciada pela ANTP, a fim de que seja elaborado parecer sobre o impacto dos mesmos na mobilidade urbana da capital. “Temos dois milhões de pessoas morando na região metropolitana de Goiânia, e muito são os conflitos dentro dessa metrópole. É necessário criar uma dinâmica nova, pensar na cidade daqui a 20 anos, para que possamos implementar políticas de transporte na cidade” disse o vereador.

O período vespertino foi dedicado a debates e painéis sobre o tema, onde foi levantada a necessidade de se investir no transporte de massas em detrimento das soluções para o transporte individual, mais onerosas e menos eficazes. Também foi levanta a questão da violência no trânsito e a falta de fiscalização do poder público.

O coordenador empossado da ANTP, Antenor Pinheiro, afirmou que a presença de vários setores do poder público é um bom sinal de que haverá parceria entre as entidades. Disse também que já existe uma iniciativa para trabalhos em conjunto com o CREA-GO, que ajudará a Associação a se capilarizar no interior do Estado, no Mato Grosso e no Distrito Federal.



Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT

Um comentário:

  1. Brasília precisa mais linhas de Metrô com mais velocidade para todas cidades do D.F. e também para Entorno. Por que não? Os técnicos do Metrô e autoridades do GDF querem implantar VLT - Veículo Leve sobre Trilhos em detrimento do Metrô. Alegam que VLT possui custo mais baixo no investimento, mas abandonam a política de mais linhas para metrô que possui maiores vantagens comprovadas sobre VLT, mais velocidade e mais carga de passageiros. VLT não preenche esses requisitos que a população das cidades satélites e do Entorno querem. A funçao do VLT é integração, ou seja, transporte de inter-bairros próximos, de vizinhança apenas, não para entre cidades com demanda maior e crescente. Em suma, a função do VLT é de integração, apenas complemetando demais modalidades de transporte como Metrô, por exemplo. É assim que a cidade de São Paulo possui um projeto de transporte público que envolve VLT (integração), Trens Regionais (para cidades próximas com velocidade de 120 a 160 km/h) e TAV (transporte de alta velocidade do Governo Federal). Parabéns São Paulo que entende de assunto! Sou leigo no assunto, porém sou um cidadão que conhece muito bem as nossas dificuldades cotidianas como passageiro de transporte público de Brasília que lamenta há décadas ausência de uma política decente para transporte público para uma metrôpole moderna como a nossa. Brasília completou os seus 50 Anos e as autoridades locais vêm com projetos polêmicos, de baixa velocidade com baixa capacidade de transporte de passageiros numa demanda cada vez mais crescente e congestionamente sistemático. Precisamos de mais linhas de metrô ou trens regionais modernos com maior velocidade e carga para todas cidades do D.F. e Entorno. A parceria em andamento prometida do GDF com Estado de Goiás deveria enfocar um transporte público rápido e moderno garantindo maior fluxo de passageiros. VLT não pode substituir metrô nessa situação que será um retrocesso nas expectativas da população das cidades do D.F. Repetindo demais cenas anteriores, O Entorno do D.F. amanheceu hoje, segunda-feira de 28 de março de 2001, com revolta popular na cidade de Nova Gama com ônibus incendiados da empresa Anapolina. As cenas de revolta se repetem e autoridades do GDF parecem estar perdidas com seu projeto pensando apenas na Copa do Mundo...

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