segunda-feira, 25 de abril de 2011

DECADA MUNDIAL DA SEGURANÇA VIÁRIA – 2011-2020


Membros da Comissão de Trânsito da ANTP e representantes de diferentes organizações – num total de 50 especialistas do setor – se reuniram em 15 de abril de 2011, a sexta-feira da semana passada, numa sala da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, ocasião em que definiram os pontos principais de um documento com propostas visando à redução significativa do número de mortos e feridos no trânsito brasileiro e um plano para divulgá-lo.  

Grande interesse
Outros interessados buscaram se inscrever, mas, por limitação de espaço, as inscrições tiveram que ser encerradas assim que se atingiu o número de 50 participantes. 

Década Mundial

A iniciativa tem como foco o lançamento, em maio próximo, da Década Mundial de Segurança Viária 2011/2020, instituída pela ONU, cuja meta prioritária é reduzir de até 50% no número de mortos e de feridos em ocorrências de trânsito.

CRONOGRAMA

O primeiro formato do documento estará pronto hoje e foi redigido por Luiz Carlos Néspoli, especialista de larga experiência, hoje atuante na Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP). Ele considerou os pontos definidos no encontro do dia 15 e contribuições que forem encaminhadas até a quarta-feira desta semana, 20 de abril.  

Plano de divulgação

A divulgação do documento seguirá um plano já esboçado no dia 15, e que compreende os seguintes pontos: 
1) Reunir entidades de modo que se possa fazer o gerenciamento das ações de forma integrada; 
2) Criação de um fundo para possibilitar o fomento do plano; 
3) Definir formas de sensibilização da mídia (incluindo as TVs estatais) e das três esferas de governos; 
4) Aproveitar o fato de a ONU estar iniciando a Década de Segurança Viária para levar a quem decide as propostas sobre redução do número de mortos e de feridos no trânsito; 
5) Estabelecer foco em algumas ações que sejam implementadas de imediato; 
6) Estabelecer articulação com a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e com representantes da 27 unidades da Federação; 
7) Estabelecer articulação com a Frente Nacional de Prefeitos e outras entidades, incluindo ONGs preocupadas com a questão; 
8) Utilizar a Internet; 
9) Marcar no Brasil o dia 11 de maio de 2011 - data estipulada perla ONU para lançamento da Década Mundial de Segurança Viária 2011/2010
10) Estabelecer articulações com empresas privadas sesnsíveis à causa, inclusive para que divulguem mensagens a respeito.

REUNIÃO FINAL

Uma última discussão para aprovação do documento acontecerá no dia 29 de abril de 2011, a sexta-feira da próxima semana, das 9h às 13h30, também na Fundação Getúlio Vargas.  

Divulgação e compromissos políticos

Nessa mesma reunião será definida a estratégia de divulgação e de busca de compromissos políticos com os pontos a serem consignados no documento.

Boletim da ANTP

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT

Nenhum comentário:

Postar um comentário