segunda-feira, 11 de julho de 2011

Celulares são responsáveis por 25% dos acidentes de trânsito nos EUA

O uso do celular definitivamente aumenta consideravelmente o risco de acidentes
Um estudo do Governors Highway Safety Association (GHSA), um grupo sem fins lucrativos que trabalha com segurança no trânsito, analisou mais de 350 papéis científicos sobre o tema publicados desde 2000, chegando a números bastante impressionantes sobre o uso do celular no trânsito.

Segundo o GHSA, o uso do celular definitivamente aumenta consideravelmente o risco de acidentes, que vão de batidas leves a fatalidades. Somente em 2009, 500 mil acidentes tiveram como causa a distração do motorista, e 5.500 desses acidentes acabaram em fatalidades.

E o problema só vem piorando. Em relação a 2005, esse número já subiu cerca de 10% nos EUA - isso porque o uso de celular no trânsito é proibido em 41 estados do país. O estudo também afirma que não há provas conclusivas que os sistemas ''hands-free'' (viva-voz, por exemplo) reduzem o risco de acidentes.

Digitar um SMS no trânsito é obviamente ainda mais perigoso, pois exige maior concentração do motorista na tarefa, desviando totalmente sua atenção do trânsito. Ainda assim, o grupo diz que há muito para ser estudado nessa área, para que se chegue a números mais conclusivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário