quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Bus Rapid Transit (BRT) como elemento estruturador do transporte público urbano na Copa 2014 é defendido no Seminário da NTU


Na sexta-feira, 26 de agosto de 2011, quando terminou a 25ª edição do Seminário Nacional NTU – encontro promovido no Transamérica Expo Center, em São Paulo, pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), havia ficado clara para a maioria dos participantes do encontro a importância que o Bus Rapid Transit (BRT) poderá ter para organizar e qualificar o transporte público nas cidades brasileiras. “O BRT é um sistema de transporte utilizado em mais de 80 cidades no mundo, no qual os ônibus circulam em uma rede de canaletas exclusivas com atributos especiais, como múltiplas posições de paradas nas estações, acessibilidade universal, embarque em nível, veículo articulado e múltiplas portas, pagamento e controle fora do ônibus, bons espaços nas estações e equipamentos de informações aos usuários”, explicou o presidente da Diretoria Executiva da NTU.
O dirigente fez uma avaliação do encontro. “O nosso seminário mostrou o quão preparado o segmento empresarial está para esta nova fase do transporte público urbano, que representará um ganho importante para a sociedade”, e destacou também a realização da exposição de produtos e serviços para o setor, a 3ª Transpúblico que levou as principais novidades do mercado de ônibus e da cadeia produtiva do transporte público sobre pneus.
Com a presença de autoridades, empresários, gestores e interessados do setor, o evento reforçou a necessidade em se debater os assuntos relacionados ao transporte público brasileiro de uma forma democrática, em que todos os posicionamentos são apresentados e debatidos. “Ao final, foi feito um balanço de tudo o que foi tratado e as ações serão colocadas em prática ao longo do ano que separa um evento do outro”, completou Otávio Cunha.

A NTU – entidade que integra o Secretariado do MDT – representa as empresas de transporte coletivo urbano e metropolitano perante os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais e as entidades nacionais do setor; promove a integração e a troca de experiência entre as empresas, sindicatos, associações e federações, buscando a unidade e o fortalecimento do setor; desenvolve estudos técnicos e propõe medidas para a melhoria dos serviços de transporte coletivo urbano e metropolitano de passageiros; e preserva e divulga a história do setor.

O objetivo da NTU foi realçar as diversas opções que tornam possível a implantação do Sistema BRT em qualquer município, destacando suas vantagens para o usuário, para a mobilidade e para o meio ambiente. Os veículos que circulam no Sistema BRT irão atender às normas de emissão de poluentes Euro 5/Proconve P7, com entrada em vigor em 2012.
O Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) determina 87% de redução das emissões de CO (monóxido de carbono), 81% de redução das emissões de HC (hidrocarbonetos), 86% de redução das emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) e 95% de redução das emissões de MP (material particulado).

ANÁLISE

O setor de transportes passa por um momento de grande transformação. Nos próximos cinco anos, o Brasil abrigará a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e o transporte urbano precisará ainda passar por avanços para atender à demanda exigida. Para isso, algumas obras já estão em fase de implantação e outras ainda precisam ser definidas até o final de 2011. Otávio Vieira da Cunha ressalta que R$ 30 bilhões serão investidos no País dos quais   cerca de R$ 12 bi previstos no Programa de Aceleração do Crescimento-1 (PAC-2)  para as cidades que serão sedes dos jogos da Copa do Mundo, e outros R$ 18 bilhões do PAC-2,  para 24 cidades brasileiras, com mais de 700 mil habitantes) são o maior investimento feito em infraestrutura no País desde a década de 70.

O presidente da Diretoria Executiva da NTU disse acreditar que o governo federal irá cobrar eficiência nas obras da Copa do Mundo. “A presidente da República ressaltou que as obras deverão ser iniciadas no final desse ano e têm que estar prontas até dezembro de 2013. O que não for lançado até o final de 2010 será transformado em PAC normal. Esse alerta foi interpretado pelos empresários como um discurso de apoio ao que o setor de transporte vem desenvolvendo nas últimas décadas: estudos, projetos e ações inteligentes e integradas em prol das soluções de mobilidade urbana que trarão ganhos efetivos para a sociedade brasileira e que estejam de acordo com a nossa realidade econômica”.

Oportunidades. No cenário atual, surgem novas oportunidades de negócios que vão movimentar o setor. Hoje, 60 milhões de viagens são realizadas diariamente por transporte público urbano no Brasil, sendo que a maior parte é por meio de bilhetes eletrônicos. A tecnologia empregada neles já está preparada para integração com outros sistemas como cartão de crédito, vale alimentação e cartão de frequência escolar, entre outros. Outra oportunidade comercial é a exploração dos terminais, com lojas e serviços para os usuários. A mídia embarcada é mais um nicho com grande capacidade de expansão e melhora dos sistemas usados atualmente. “Importante ressaltar que não haverá aumento nas tarifas e os benefícios serão não só para os usuários do transporte coletivo, mas para os motoristas que, ao perceberem um melhor nível de serviço, serão estimulados a migrarem para o Sistema BRT”, afirma o presidente da entidade.

Foram também apresentadas propostas de parceria Público Privas do Sindicato dos  Empresários de Goiânia na implantação de uma linha de veiculo Leve sobre Trilhos, as implicações legais e direitos e demonstrando que esse é um novo caminho que deve ser aprofundado e ser trilhado pelo setor nesse momento de Copa 2014 e Olimpíadas que acontecerão no Brasil.
 Movimentando 62
Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT
arte: Nazareno Affonso

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