terça-feira, 16 de agosto de 2016

Iveco lança minibus com novo sistema para acessibilidade de passageiros com deficiência

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Cadeira de transbordo é acionada por meio de plataforma eletrônica. Segundo a empresa, a solução se destaca por garantir comodidade ao passageiro e poupar espaço no veículo
ADAMO BAZANI
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência 13.146,  de 6 de julho de 2015, assegura acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência, inclusive no transporte público, assegurando o direito de ir e vir.
Mas na prática, ainda nem todos os sistemas estão aptos para atender os cidadãos nestas condições.
Além do fato de as estruturas das cidades e das áreas menos urbanizadas não oferecerem o adequado para os deficientes, nem todos os veículos de transporte coletivo contam com acessibilidade.
No caso dos ônibus urbanos e metropolitanos, a situação é um pouco melhor. Um maior número de veículos tem elevadores ou piso baixo. Em relação aos ônibus rodoviários,  há uma briga gerada pelos fabricantes de veículos e empresários que têm postergado a substituição das arcaicas cadeiras de transbordo manuais que exigem esforço dos motoristas e demais funcionários e colocam os passageiros em situação constrangedora. O Inmetro determinou que estas cadeiras fossem substituídas por elevadores nos veículos saídos de fábrica, mas depois da pressão, o prazo para isso só deve começar em julho de 2017. Veja em:https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2016/06/30/acessibilidade-obrigatoriedade-de-elevador-em-onibus-rodoviarios-ficou-so-para-julho-de-2017/
Em relação aos veículos de menor porte, como vans e minibus, a situação do passageiro com deficiência também não é nada fácil.  Muitas vezes os veículos sequer possuem espaço adequado para oferecer não apenas conforto, mas dignidade.
A fabricante Iveco, no entanto, apresentou nesta terça-feira, 9 de agosto de 2016, uma solução que diz ser adequada para os passageiros com deficiência e também para os operadores.
Trata-se do Iveco Daily Elevittá.
O minibus possui uma poltrona que fica numa plataforma que é acionada eletronicamente. Para o portador de deficiência, segundo a Iveco, a vantagem é mais comodidade e segurança ao entrar e sair do veículo.
Para operador, a vantagem é rapidez no embarque e desembarque e melhor aproveitamento do espaço, já que se não houver passageiros que dependam do equipamento, a poltrona pode ser usada por qualquer pessoa.
Veja a sequencia da operação em fotos:
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O modelo foi desenvolvido na planta de Sete Lagoas, Minas Gerais.
Em nota, o gerente de marketing de produto da Iveco Bus para a América Latina, Gustavo Serizawa, diz que pela capacidade para 18 passageiros, o modelo garante rentabilidade ao proprietário e pode transportar mais pessoas com mobilidade reduzida.
“O Daily Elevittá é a primeira van do Brasil a contemplar 18 lugares com até três cadeirantes, mais o motorista. Preservamos a inclusão para os passageiros e a rentabilidade para o operador em um conceito de experiência em acessibilidade ampliada”
O modelo se enquadra na categoria M2  – veículos para o transporte de passageiros com mais de oito lugares, além do condutor, com Peso Bruto Total inferior ou igual a cinco toneladas e atende às exigências de acessibilidade de lei nacionais e locais.
Há versões para fretamento, turismo, escolar e transporte urbano.
O diretor de negócios da Iveco Bus para a América Latina, Humberto Spinetti, diz também, em nota, que a marca se antecipa aos concorrentes, oferecendo uma solução nova na categoria.
“Lançamos um produto economicamente viável para os empresários do setor e nos antecipamos aos concorrentes. O Daily Elevittá abre uma nova era no transporte de passageiros … Nosso produto contribuirá para que as pessoas possam se deslocar e realizar suas atividades diárias sem nenhum tipo de constrangimento”
“Atualmente, setores como o hoteleiro, de transporte escolar, de fretamento e de locação de veículos são alguns exemplos de mercados que serão beneficiados com a chegada do Elevittá.”, diz ainda a nota.
O equipamento de acessibilidade tem garantia coberta pela rede de concessionários da marca.
O DAILY MINIBUS
O Daily Minibus está disponível nas versões para Fretamento e Turismo, e podem levar 15+1 passageiros (45S17), com rodado simples na traseira, e 18+1 passageiros (50C17), com rodado duplo, ideais para o transporte municipal e intermunicipal.
O motor F1C da FPT Industrial “3.0 16V tem quatro cilindros em linha, turbo de duplo estágio, injeção eletrônica do tipo Common Rail e desenvolve 170 cv de potência máxima a 3.500 rpm e está disponível com duas variações de torque máximo: 400 Nm a 1.250 rpm e 450 Nm a 1.400 rpm, este último nos micro-ônibus. A motorização conta ainda com a tecnologia EGR, que reduz a emissão de NOx (Óxidos de Nitrogênio) por meio da recirculação de gases de escape e que dispensa o uso do agente Arla 32 no catalisador.”
O modelo tem de série ar-condicionado duplo para motorista e passageiros, computador de bordo, piloto automático, ABS (sistema antibloqueio de freios) + EBD (distribuição eletrônica de frenagem); CD player/MP3 com alto-falantes, airbag duplo frontal, trio elétrico e teto alto.
A versão do Daily Minibus Turismo tem espaço no bagageiro traseiro que permite o transporte de bengalas, muletas, andadores dobráveis e até três cadeiras de rodas.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Blog Ponto de Ônibus

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